terça-feira, 12 de agosto de 2014

Batizado/Apresentação

Escrever esse post me deixou ainda mais apaixonada por bebes.

Entenda como funcionam os Batizados, Apresentações e morra de fofura com as dicas de convite, decoração e lembrancinhas.

PS. Não me responsabilizo por quem sentir vontade de ter um bebe depois desse post.

Batizado Católico:


O Batizado é um passo muito importante para os católicos. É o momento onde eles apresentam o filho a Deus e a igreja iniciando a vida espiritual do bebe.

A escolha dos padrinhos:

É aconselhável que os padrinhos sejam um casal e que sejam cristãos. Por quê? Por que a missão dos padrinhos de batismo é guiar os passos do afilhado seguindo os ensinamentos da igreja e da fé.

Além disso, de acordo com a tradição, padrinhos são aqueles que os pais escolheriam caso viesse há faltar um dia, então, opte por pessoas que você realmente tenha carinho, afinidade e que realmente proporcionem bons ensinamentos ao seu filho em sua caminhada.

Local da celebração:

Normalmente o Batizado acontece na igreja onde os pais já congregam, mas nada impede que os pais procurem a igreja que se sentem mais confortáveis.

Curso para padrinhos:

A Igreja Católica recomenda que os padrinhos façam um curso onde eles são orientados sobre o significado do batismo e dos padrinhos na vida da criança. Algumas paróquias exigem a realização desse curso.

A roupa do batizado:

É de praxe que os padrinhos dêem de presente a roupa que o bebe usará no batizado. (Não é obrigatório e sim Tradição).

Como simbolismo de paz e pureza, a roupa deverá ser branca ou uma cor bem clara.

Apresentação na Igreja Evangélica:


Algumas pessoas questionam por que os evangélicos não batizam seus filhos.
O fundamento de não batizar está na Bíblia, onde não há nenhum ensinamento ou exemplos sobre batismo de crianças. Prega-se que para ser batizado, a pessoa deve ter se arrependido de seus pecados e ter crido em Jesus Cristo.
As crianças não estão em condições de cumprir esses dois requisitos, portanto é feito somente a Apresentação para agradecer e consagrar o bebe a Deus.

A escolha dos padrinhos:

A escolha de padrinhos não tem fundamento bíblico, não sendo, portanto, uma prática tradicional nas igrejas evangélicas, mas tem se tornado mais comum nos últimos anos.
A decisão deve caber aos pais e uma vez optando por ter os padrinhos, que seja seguido o mesmo critério que os católicos usam, ou seja, padrinhos que guiem os passos do afilhado seguindo os ensinamentos da igreja e da fé.

Local da celebração:

A apresentação de crianças geralmente ocorre durante o culto normal, sendo muitas vezes coletiva. Cabe aos pais procurar o pastor ou representante de sua igreja e expor seu interesse em consagrar seu filho, marcando a data e esclarecendo quaisquer dúvidas.

Comemoração

Tanto o Batizado quanto a Apresentação são momentos especiais para os pais, então na maioria das vezes isso é comemorado.

Não existe uma regra do que fazer. Pode ser feito um Café da Manhã, Almoço ou Brunch. (Jantares quase nunca são escolhidos, pois não é um horário que favoreça os bebes).

Convites para Padrinhos

Uma vez escolhidos, os padrinhos precisam ser convidados.
Esse momento é importante e emocionante, portanto, merece um carinho especial.

Dicas de Presentes para o Convite:


Porta Retrato
Toalhas de Mão ou de Rosto Personalizadas
Ursos de Pelúcia
Sabonetes
Canecas

Lembrancinhas e Mimos

Para agradecer aos convidados que prestigiaram vocês e seu bebe nesse momento especial, nada como as lembrancinhas.

Os mimos dão personalidade de uma forma sutil para a comemoração.

Dicas de Lembrancinhas e Mimos





Cupcake
Bem Nascidos
Garrafinhas de Água
Terços
Sabonetes
Harmonizadores de Ambiente
Difusores
Pingentes
Amêndoas
Latinhas com Balas


No final das contas não importa a religião e sim aquilo que está no coração e todas as coisas boas que são desejadas para o bebe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário