sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Forever One More Day – Parte 2 – A Lista de Convidados



Esse final de semana o Rafa e eu passaremos por outro ponto importante que se não a primeira, uma das primeiras ações para se organizar um Casamento (ou festas num geral): A Lista de Convidados.

Ela é a Lista definitiva? Não! Mas como é a parte que sofre mais alteração e a partir dela dependem todas as cotações e ajustes de orçamento, ela precisa ser O Ponto de Partida.
  



COMECE PELO COMEÇO =)

Para uma Lista eficiente, a primeira ação é definir quantos convidados o Casamento terá, pois disso depende o orçamento da festa.

Com o número definido, vocês deverão listar todos os nomes (Primeiramente não se preocupe com a quantidade, pois depois virão os cortes).

Listando os nomes vocês começarão a conversar sobre os cortes. Para ajudar, vou colocar alguns critérios e questões que podem ajudar.


ELE/ELA FICARÁ CHATEADO (A) E AGORA?

Com certeza essa é a pergunta que mais ecoa na cabeça dos noivos na hora de fazer uma lista ou na hora de cortar a lista para chegar à quantidade de convidados ideal.

O que os noivos têm que ter em mente é que ou eles optam por um casamento como sonham nem que seja com os mais íntimos ou eles abrem mão dos sonhos para agradar as pessoas.

Quem quer abrir mão dos sonhos? Ninguém né.

Algumas perguntas podem ajudar no corte dos amigos. São elas:

É amigo do casal? Conhece o Noivo? Conhece a Noiva? Convive? Há quanto tempo não vejo? Há quanto tempo não falo? Eu tenho sequer o telefone? Recebi ligação da pessoa no meu ultimo aniversário (facebook e sms não conta).

Casamento é um momento onde os Noivos devem ser rodeados de pessoas que realmente se importam, estão juntos, partilham as emoções. As pessoas devem ser escolhidas a dedo.


SOU OBRIGADA A CONVIDAR A FAMILIA DOS MEUS AMIGOS?

Não! A não ser que você tenha contato com eles e queira. Nesse caso, coloque no convite apenas o nome do seu amigo.


DEVO CONVIDAR OS COLEGAS DE TRABALHO?

Depende. Se você tem contato com os seus colegas de trabalho extra empresa, vale à pena convidar, pois são pessoas que fazem parte da sua vida independente do trabalho.

Se essas pessoas não fazem parte, não tem motivos concretos para que o convite seja feito.

Dica 1: Se optar por convidar os colegas de trabalho, convide individualmente, nunca coloque o convite no mural da empresa, pois isso dá a entender que a empresa inteira está convidada.

Dica 2: Se optar por não convidar, evite falar sobre o casamento.


MEUS PAIS QUEREM CONVIDAR O GATO, O CACHORRO E O PAPAGAIO, COMO LIDAR?

Se existem pessoas que ficam tão empolgados quanto os Noivos, são os pais deles.

Eles vão querer que alguns amigos vejam os filhinhos casarem e formarem uma família, mas tudo tem que ser esclarecido e combinado. 

Os pais podem sim opinar na Lista de Convidados, desde que a decisão final sempre seja dos Noivos.

A questão de desejos, orçamento, etc deve ser aberta para os pais para que eles entendam que não poderão chamar muitas pessoas.


DEVO “BANIR” AS CRIANÇAS?

Parece loucura, mas eu já ouvi e li muitas vezes que a maioria das Noivas não gosta de crianças no Casamento e chega a pedir para que os pais não as leve no Grande Dia.

Eu particularmente não teria coragem de fazer isso. Eu sempre parto da premissa de não fazer com os outros o que eu não gostaria que fizessem comigo. Acredito que quando eu tiver um filho não irei em lugares onde eles não são bem vindos.

Existem alternativas para que as crianças fiquem a vontade nos Casamentos. Hoje o espaço Kids tem sido uma boa alternativa para Noivos que tem muitas crianças no circulo de amizade. (Vou fazer um Post sobre isso).


 E OS AMIGOS QUE AUTO SE CONVIDAM?

Sempre tem aqueles amigos que ficam sabendo que vai casar e soltam aquela: Eu quero ser convidado viu?

Como sair dessa?

Diga que agradece o carinho, mas que o casamento será intimista e nem todos que gostariam de chamar poderão estar presentes. Claro que alguns entenderão e outros não, mas os que realmente gostarem de vocês não criará problemas.

Essa saída pode ser usada também para os amigos ou parentes que pedem convites adicionais para levar outras pessoas.


DEVO FAZER O RSVP? COMO FAZER?


A taxa de conversão (pessoas que não vão) normalmente é de 10 a 20%. Para que esse número realmente bata, você pode usar o RSVP

O RSVP é um termo usado para as confirmações.

Ele normalmente é feito por telefone pela sua assessora, mãe ou uma das madrinhas de casamento a fim de perguntar para os convidados se eles comparecerão ao evento e se precisam de alguma informação adicional.

Deve ser lembrado a eles que a partir dessa confirmação ou não, será feita a Lista Oficial do Evento, ou seja, uma vez declinado, o convidado sairá da lista.

O RSVP é feito 20 dias antes do Casamento.

Outra forma de fazer o RSVP é deixar claro no convite que a presença só será considerada na Lista Oficial mediante a confirmação via telefone. Nesse caso você deixará alguém responsável por receber essas ligações.




É DESELEGANTE FAZER UMA “LISTA DE ESPERA”?


Há quem diga que é, mas não acho.

Tenho uma amiga (Pri, sua linda), que sempre diz que os Convidados nunca sabem o que você está planejando, então, nunca verão as falhas.

20 dias antes é um pouco corrido para entregar um convite de casamento, mas se a pessoa realmente quiser ir, vai aceitar e se sentir lisonjeada.

Fora isso, não é só no RSVP que temos uma visão das pessoas que não irão. As vezes no ato do convite a pessoa pode dizer que tem uma viagem, um compromisso, que não poderá comparecer.

Nesses casos é bacana você ter uma Lista B para poder ir convidando as pessoas que gostaria que estivessem, mas não conseguiu encaixar antes.

Observação Importante: O convidado não poderá saber que está sendo convidado a partir da desistência de alguém. Isso sim é deselegante.


DICAS ÚTEIS


Procurem fazer a lista juntos para que possam conversar sobre as pessoas e chegar sempre a um denominador comum. Lembre-se que o diálogo é sempre o segredo.

Para facilitar o RSVP e os convites de Casamento, a lista deverá ter os nomes completos e os telefones de contato. Se o trabalho for bem feito da primeira vez, evita que você tenha que voltar nessa tarefa para ajustar.

Façam desse momento mais um momento divertido rumo ao sonho.

Sejam flexíveis. São conversas delicadas que vocês vão ter que ser capazes de ceder.


Achei esse esquema de Perguntas em um site e adorei! 


  
Ufa! Que Post gigante ...

Espero ter unido aqui dicas valiosas para ajudar as futuras noivinhas nessa missão.

Beijinhos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário