segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Buquê de Noiva

Hoje os Buques são um dos acessórios mais importantes da Noiva. Que eles são lindos todos nós já sabemos, mas alguém sabe de onde veio a idéia?

História:

A palavra Buque tem origem francesa e simboliza a vida uma vez que as flores são reprodutoras. Indicam fertilidade.

Reza a lenda que a tradição surgiu na Grécia onde as noivas carregavam um Buque de Ervas e Grãos indicando o desejo de ter uma união frutífera e longe de mau olhado.


Já na Idade Média, as noivas iam a pé para igreja e no caminho eram presenteadas com flores e ervas formando o Buque que lhes daria sorte.

Na Polônia passava-se açúcar no Buque simbolizando a Doçura que o relacionamento deveria ter para sempre.

Na Europa em uma época onde não era próprio falar de sentimentos e com o surgimento de flores mais exóticas, as noivas passaram a escolher o Buque de acordo com o significado das flores.


Significado das Flores:

Acácia Branca ou Rosada: Constância e Elegância
Amor Perfeito: Lembrança
Azaléia: Romance
Begônia: Timidez
Camélia: Beleza e Virtude
Copo de Leite: Felicidade e Pureza
Cravo: Fertilidade
Dente de Leão: Vida
Hortência: Energia
Gérbera: Alegria
Girassol: Vida
Lírio: Sorte
Margarida: Inocência

Formatos:

Hoje o Buque é um acessório de destaque das noivas e assim como o vestido, precisa combinar com ela completando o look.

Existem 3 formatos: Redondo, Cascata e Braçada.

Buque Redondo: Combinam com todas as noivas e todos os vestidos. Podem ser feitos com qualquer tipo de flores. Se você não quer correr o risco de errar no Buque, escolha esse. Podem ser usados a qualquer hora do dia.








Buque Cascata: Esse Buque está um pouco fora de moda, mas não são proibidos para as noivas que gostam do formato. Devem ser usados por noivas altas.






Buque Braçada: Combina com noivas que optarem por vestidos mais retos. Para usar esse formato de Buque a noiva tem que ser alta e o casamento ser celebrado ao ar livre.



  
Todas as noivas se apaixonam pelo Buque o que de certa forma comprometeu a tradição de Jogar o Buque para as solteiras.


Não quer jogar o Buque, que convenhamos, nunca fica inteiro para quem pega? Vou dar algumas dicas do que fazer:

Buque Reserva: Você pode mandar fazer um Buque para jogar (simbólico) e quem pegar esse Buque menor, ganha o que você casou.

Buque com Fitas: São amarradas várias fitas no Buque da Noiva e cada solteira segura uma ponta de fita. A noiva vai cortando uma a uma e a ultima fita que restar é a sortuda que levará o Buque intacto.



Cupido, Sapo, Arara Azul, Pingüim, Saradão: São Buques simbólicos em formato de Feltro ou Pelúcia que são jogados fazendo a alegria das Solteiras. A vantagem desses Buques é que podem ser 1 ou um ramalhete de varetas com vários o que possibilita que várias delas peguem o Buque.






Buque no Cofre: A Noiva tranca o Buque em uma caixa de acrílico e distribui chaves para as Solteiras. Somente 1 Chave abre o Cofre e essa sortuda, o levará para casa.




Buque da Amizade: Para as noivas que não acreditam que pegar o Buque é questão de sorte e que só essa sortuda poderá compartilhar do casamento (de acordo com a tradição) existe uma opção muito bacana. Você pode fazer uma cesta com vários Mini Buques e distribuir para todas as amigas solteiras que realmente desejam encontrar a pessoa amada e compartilhar o amor, o respeito e a cumplicidade do casamento.



Homem Joga Buque?

Por que não? Como sempre digo, o casamento tem que ser uma realização para os 2.

Existem 2 formatos bacanas para o homem jogar o Buque.

Buque de Piriguetes: São bonequinhas de pelúcia ou feltro que são jogadas aos amigos solteiros simbolizando que o Noivo abriu mão das piriguetes para se casar com o amor da vida dele.


Caixa de Wisky: O Noivo joga uma caixa vazia de Wisky e o amigo que pegar, ganha a garrafa.


O importante é ser feliz e fazer do casamento o momento de maior felicidade dos 2. Vale tudo para que o casamento fique a cara de vocês.

Beijinhos



Nenhum comentário:

Postar um comentário